Ferramentas Elétricas

As ferramentas elétricas podem funcionar direto na tomada ou com baterias.

Para manusear essas ferramentas é necessário além de experiência e habilidade, conhecer profundamente suas características, tipos de uso e cuidados de Segurança (EPI´s).

Como experiência e habilidade se adquire com o tempo, é imprescindível  primeiramente conhecer bem essas nossas aliadas nas mais diferentes tarefas.

Então vamos lá !

1. Furadeira

As FURADEIRAS são uma das ferramentas elétricas mais utilizadas. Ideais para furar diferentes superfícies e materiais, por meio de brocas adaptáveis, bem como realizar outras funções como lixamento e polimento com o uso de assessórios.

Atualmente existem versões dessas ferramentas que se comportam como extensão das nossas mãos tal o grau de precisão e versatilidade.

 

Os modelos se tornaram ainda mais potentes, leves e fáceis de usar, bem como de transportar. Diversas FURADEIRAS que antes exigiam um cabo de alimentação, agora funcionam de forma eficiente com baterias.

 

Com recursos de controle de torque, sentido de rotação horário e anti-horário, velocidade e impacto entre outros, solucionam muitos tipos de necessidades em  diversas aplicações.

 

Alguns modelos contam com o recurso de parafusadeira agilizando muito essa tarefa que antes, na forma manual era muito desgastante.

 

Inclusive, algumas são duas em uma: furadeira e parafusadeira.

2. Parafusadeira

As PARAFUSADEIRAS são imprescindíveis na montagem ou desmontagem de móveis, equipamentos e estruturas. Isso porque sua principal função é auxiliar na colocação ou retirada de parafusos. Como essas tarefas são muito repetitivas e desconfortáveis, com o uso de uma parafusadeira você economiza muito tempo, além de ganhar em praticidade e conforto.

Seja em linhas de montagem ou pequenos trabalhos faz muita diferença seu uso.

 

3. Serra tico-tico

As SERRAS TICO TICO são usadas para fazer cortes precisos – sejam retos, curvos, chanfros, rasgos e quaisquer outros tipos de cortes personalizados – em superfícies como madeiras, plásticos, MDF e até metais.

Elas são fáceis de usar, ergonômicas e muito versáteis, sendo uma opção de ferramenta de corte leve e que facilita a execução de trabalhos profissionais e domésticos com segurança e precisão. Podem ser usadas em diferentes tipos de projetos.

 

4. Serras circulares

Por outro lado, as  são tipos de ferramentas que realizam cortes retos, rápidos e precisos em superfícies de madeira. Porém, dependendo do disco de serra circular, é possível fazer cortes também em materiais como acrílico e metais.

Portanto, é uma ferramenta muito usada por marceneiros, serralheiros e carpinteiros, tanto na construção civil, como na indústria de móveis. Mas também faz parte da casa de bricoleiros que amam usar a madeira na decoração.

 

5. Serras de bancada

Já as SERRAS DE BANCADA são uma das mais seguras, fáceis de manusear e garantem cortes com uma precisão perfeita. Isso porque seu formato e estrutura são rígidos e robustos, o que permite cortar materiais duros e resistentes, como madeira maciça e estratificada, sem perder a eficácia em sua atuação.

Por serem manipuladas em bancadas, em superfícies retas, esse tipo de ferramenta confere maior estabilidade, firmeza e segurança, já que não oscila com tanta frequência e intensidade.

Além disso, é capaz de perfurar placas de fibra dura, plástico, dentre outras superfícies de diferentes espessuras e texturas, sendo uma versão de ferramenta mais completa que a serra elétrica circular.

 

6. Serras Sabre

As SERRAS SABRE são ferramentas muito úteis e multifuncionais para cortar diferentes tipos de materiais e superfícies em locais de difícil acesso. Elas podem efetuar cortes em chapas metálicas, canos ou placas de PVC, madeira e gesso (como chapas de drywall).

 

7. Lixadeiras

Outra ferramenta elétrica portátil e de grande valia para se ter em casa são as LIXADEIRAS elétricas. Seu pequeno tamanho permite que os amantes da carpintaria lixem madeiras de forma prática e rápida, dispensando o uso manual de lixas. Isto é, elas fazem o desbaste em superfícies amadeiradas com maestria e facilidade.

Versões modernas de LIXADEIRAS apresentam sacos para capturar o pó direto da ferramenta, o que diminui a poluição e sujeira no local de uso, facilitando a limpeza.

 

8. Chaves de Impacto

A CHAVE DE IMPACTO elétrica é um tipo de ferramenta muito utilizada em oficinas mecânicas, mas também em muitos outros locais. Elas são, inclusive, excelentes itens elétricos para se ter em casa.

Isso porque essa ferramenta serve para apertar e desapertar parafusos de pressão, bastando o uso desta para exercer uma grande força a partir do seu poder de torque. Isso facilita bastante e agiliza muitos serviços em casa, como tirar aquele parafuso que não sai manualmente de jeito nenhum.

 

9. Esmerilhadeiras

As ESMERILHADEIRAS são ferramentas elétricas indicadas para o uso de cortes, desbastes e polimentos de materiais bem rígidos, tais como superfícies metálicas, madeiras duras e até mesmo PVC e vidros, realizando cortes bem rápidos e precisos.

A utilização da ferramenta com discos de desbaste e corte são muito resistentes e capazes de cortar ou apenas lixar os materiais de forma deficiente. São máquinas que trabalham com alta rotação e exigem o uso de EPI´s como: óculos, máscara e proteção auricular.

 

10. Ferros de solda elétricos

FERROS DE SOLDA elétricos são usados na soldagem de peças ou fios elétricos e eletrônicos. São muito utilizados na soldagem de componentes eletrônicos em Placas de Circuito Impresso (PCIs). Trabalham com temperaturas em torno de 380° e com isso fundem o estanho, ligando eletricamente os componentes além de oferecer boa resistência mecânica.

Para trabalhos com Placas de Circuito Impresso mais complexas e delicadas, utiliza-se ESTAÇÕES DE SOLDA com temperatura ajustável e ótimo aterramento.

Oferecem um rápido aquecimento e  manutenção da temperatura, possibilitando maior facilidade e produtividade nesse processo.

Assim, trata-se de um tipo de ferramenta elétrica de soldagem bastante versátil e de funcionamento bastante simples e seguro.

11. Marteletes Elétricos

Os MARTELETES, ou martelo rompedor, elétricos são ferramentas usadas para perfurar paredes de concreto maciço. Assim, elas permitem furos mais rápidos, com menor esforço e com mais eficiência.

Os MARTELETES podem também fazer muitos trabalhos que substituem as MARRETAS como remover reboco e cravar Hastes de Aterramento.

12. Micro Retífica Elétrica

A MICRO RETÍFICA ELÉTRICA, ou RETIFICADEIRA, é uma ferramenta multifuncional muito utilizada pelos bricoleiros para polir, desbastar (reduzir a espessura), limpar, furar, cortar e lixar diferentes materiais como madeira, plástico e ferro.

Com o uso de vários acessórios, é possível a criação de novos produtos, acabamentos, polimentos e retificação de  superfícies e peças.

 

13. Moto Esmeril

Esta ferramenta é extremamente importante para afiação e desbaste de ferramentas de materiais. Com acessórios é possível de escovar e polir peças e superfícies.

 Esse  equipamento é composto por um motor com acessórios fixos nas duas extremidades do seu eixo. Pode se usar uma Pedra de desbaste em uma extremidade e na outra, uma Pedra de acabamento, escova de aço ou latão, por exemplo.

Trabalha com alta rotação e necessita a utilização de EPI´s tais como: óculos e avental.

Essa ferramenta exige muita habilidade, atenção, disciplina e cuidado no seu uso.

 

 

14. Multicortadoras Oscilantes

A MULTICORTADORA OSCILANTE é uma ferramenta de corte de diversos materiais, desde plásticos, madeiras, elementos de alvenaria ou tubulações de cobre ou plástico.

É um equipamento muito útil para compor seu conjunto de ferramentas, uma vez que executa cortes rápidos e precisos em espaços reduzidos. Além de serem compactas, elas são fabricadas por uma estrutura rígida de plástico e vêm com lâminas afiadas, que funcionam por meio de energia elétrica, vibrando em alta velocidade.

 

15. Misturadores de Tinta Elétricos

Os  MISTURADORES DE TINTA ELÉTRICOS são equipamentos extremamente úteis para misturar, agitar, diluir e homogeneizar soluções líquidas, como tintas, argamassas e outros produtos por meio de suas hastes giratórias. Tudo isso sem sujar as mãos e entregando um resultado homogêneo e consistente.

Além disso, é possível utilizar essa ferramenta para misturar substâncias sólidas, pois são resistentes e potentes, permitindo quebrar pequenos elementos, tais quais pedras e pedaços de concreto.

16. Pistolas de Pintura Elétrica

A PISTOLA DE PINTURA é uma ferramenta prática que auxilia no processo de tintura de paredes, superfícies e móveis. Ao contrário da pintura com rolos ou pincéis, a pistola de pintura elétrica permite obter um acabamento perfeito, uma vez que produz um jato concentrado de tinta com maior rapidez, eficiência e homogeneidade, sem marcar a superfície e exigindo menos esforço de quem a utiliza.

 

17. Plainas Elétricas

As PLAINAS ELÉTRICAS são excelentes para corrigir irregularidades nas superfícies das madeiras, dando um acabamento de qualidade em móveis, esquadrias e outros objetos.

Semelhantes às lixadeiras, basicamente elas servem para desbastar e, assim, tornar a superfície de madeira mais lisa e nivelada.

EPI´s recomendadas: óculos, máscara e protetor auricular.

 

18. POLITRIZ

Assim como as plainas, a POLITRIZ é uma ferramenta elétrica que tem a função de dar um acabamento diferenciado de forma perfeita e restaurar peças arranhadas.

Indicadas para restaurar pisos, azulejos, bancadas de granito, bem como em móveis, complementando o trabalho das lixadeiras e plainas com fino acabamento.

 

Essa ferramenta também necessita da utilização de EPI´s tais como óculos, máscara e protetor auricular.

19. Tupia

A TUPIA é uma ferramenta completa, usada na fase de acabamentos para fazer molduras e ranhuras, bordas arredondadas, enfeites, furos e encaixes, além de possibilitar o nivelamento de arestas. É semelhante às retíficas.

 

Requer EPI´s como: máscara, óculos e protetor auricular.